Prof. Carol - Ciências - Semana de 02 a 06/11 Feedback atividades 1°, 2° e 3° Bimestres
Olá crianços...espero que todos estejam bem!!
ESTA POSTAGEM ESTÁ DISPONÍVEL TAMBÉM NO GOOGLE CLASSROOM
Estamos no 4° Bimestre, que vai de 19/10 a 23/12. Para fechar os conteúdos vistos até agora vou disponibilizar para vocês o retorno de todas as atividades solicitadas no 1°, 2° e 3° bimestres, que foram aceitas até 28/10.
Atividades - Semana 27/04 - Cruzadinha
Esta atividade tinha como base o conteúdo de química, que vimos presencialmente, no início do ano.
Resolução no link: https://drive.google.com/file/d/1dYT3p-ErI-qmfX0NBT6Gv50-VGgaXfzq/view?usp=sharing
Além da cruzadinha, você deveria fazer uma pesquisa, sobre como é feita uma transmissão de rádio/TV e a distribuição de dados de internet. Veja nos vídeos a seguir:
Essa atividade devia ser feita com auxílio de uma tabela periódica, foi passada uma lista de símbolos dos elementos químicos para identificar: o elemento, o número atômico, a massa, o número de prótons, de nêutrons e sua classificação.
Atividade - Semana 11/05 - Kahoot
Atividade de revisão, via quiz com resultado logo após a finalização. Quem fez, soube sua pontuação assim que finalizou. O retorno dessa atividade foi disponibilizado dia 18/05, pelo blog.
Atividade - Semana 18/05 - Google forms
Atividade de interpretação de texto sobre heredograma, realizada via formulário. Para exercitar a leitura e a interpretação de texto.
Atividade - Semana 26/05 - Semana de Estudos Intensivos
Atividade de conclusão do 1° Bimestre, solicitada produção de um mapa mental abordando todos os conteúdos estudados.
Atividade - Semana 08/06 - Google forms
Esta atividade foi feita para exercitar a leitura e apropriação do conteúdo.
Atividade - Semana 15/06 - Radioatividade
Foram solicitadas duas atividades. Um gráfico de 1/2 vida de qualquer elemento radioativo a escolha. Um infográfico relacionando radioatividade e saúde.
Atividade - Semana 22/06 - Tecnologia pg. 6/7/8Esta atividade é para induzir os alunos a pensarem sobre as tecnologias e como é o acesso a elas.Link para apostila: https://drive.google.com/file/d/1ePuSH3VFf98gYbrHGP65g8WPtVF3i-pK/view?usp=sharingAtividade - Semana 29/06 - Google forms
Esta atividade foi feita para exercitar a interpretação de texto a respeito de contaminação e poluição radioativa. O formulário continha questões extraídas do contexto da leitura.
Atividade - Semana 06/07 - Tecnologia pg. 8/9
Atividade - Semana 13/07 - Cariótipo humano
A montagem do cariótipo devia ser feita conforme as imagens abaixo:

A da esquerda era a imagem original da atividade e a da direita a resolução, os alunos deveriam recortar (ou desenhar) cada cromossomo e montar aos pares.
Link resolução: https://drive.google.com/file/d/1YKSbALkAJ8w7vgWKCrijpGq7th-xcnql/view?usp=sharing
Atividade - Semana 20/07 - GlossárioTodos os termos a seguir são importantes para acompanhar o conteúdo sobre hereditariedade. Deve anotar a definição em seu caderno. Glossário: Hereditário, Gameta, Meiose, Mitose, Clonagem, Haploide, Diploide, Gene (se fala gen), Zigoto, Cromossomo, Alelo, Recessivo, Dominante, DNA, Epigenética, Reprodução sexuada, Reprodução assexuada, 1ª Lei de Mendel, Genética Atividade - Semana 27/07 - Semana de Estudos Intensivos
Atividade de conclusão do 2° Bimestre, solicitada produção de um mapa mental abordando todos os conteúdos estudados.
Atividade - Semana 10/08 - Revisão
Revisão de todas as atividades do 2°Bimestre
Atividade - Semana 17/08 - Google forms
Questões elaboradas conforme as aulas de vídeo do CMSP sobre hereditariedade e genética.
Links dos vídeos:
Atividade - Semana 31/08 - Evolução pg. 6/7/8
Atividade de introdução ao conteúdo de evolução, comparando as propostas de Lamarck e Darwin.
Pergunta extra: taxonomia O sistema de classificação dos seres vivos em grandes categorias, denominadas Reinos, que atualmente é mais aceite para fins pedagógicos é da autoria de Whittaker, na versão de 1979 modificada, com uma divisão em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
Atividade - Semana 07/09 - Evolução pg. 8/9/10
Atividade sobre diversidade das espécies à luz da evolução.
Órgão Análogo - aqueles
que desempenham a mesma função em certas espécies, apesar de terem origens
embrionárias diferentes
Órgãos Homólogos -
aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em
diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em
diferentes espécies
A
irradiação adaptativa - processo evolutivo que ocorre quando um grupo
ancestral coloniza diferentes ambientes e pode originar outras espécies.
Na
convergência evolutiva - ancestrais diferentes vivem em um mesmo ambiente,
experimentando as mesmas pressões seletivas e se tornam semelhantes em alguns
aspectos.
Atividade - Semana 14/09 - Cladograma
A proposta era elaborar um cladograma completo, de qualquer espécie a escolher. Conforme os exemplos a seguir:
Atividade - Semana 21/09 - Unidade de Conservação pg. 10/11
A proposta era responder as questões e elaborar um texto sobre a importância das unidades de conservação.
"Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985,
de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas
características especiais. São “espaços territoriais e seus recursos
ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais
relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de
conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual
se aplicam garantias adequadas de proteção da lei” (art. 1º, I)."
Atividade - Semana 28/09 - Extinção pg. 11/12/13
A proposta era fazer a leitura de todos os textos disponíveis, extrair as palavras desconhecidas em um glossário, responder as questões, assistir o vídeo sobre abelhas e responder questões.
*o vídeo indicado pela apostila não está mais disponível no YouTube
Atividade - Semana 05/10 - Importância água pg. 13/14/15
A proposta era fazer a leitura de todos os textos disponíveis, extrair as palavras desconhecidas em um glossário, responder as questões, assistir o vídeo sobre poluição da água.
Atividade - Semana 12/10 - Semana de Estudos Intensivos
Atividade de conclusão do 3° Bimestre, solicitada produção de um mapa mental abordando todos os conteúdos estudados.
NÃO ESQUEÇAM NOSSO ENCONTRO VIRTUAL
03/09 - 11h05 - Para todos os 9os (BCD)
Prô Carol
Comentários
Postar um comentário