Fischer - Ensino Religioso- Imanência e transcendência - 9ºC - 9ºE -


Olá, tudo bom? Espero que estejam bem! Vamos iniciar o 2º bimestre como o tema: Imanência e transcendência. Você conhece, ou já ouviu falar? Leia os seus significados e reflita a seguir. Bons estudos!

➽ Significados, Imanência e transcendência.



Imanência: relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo. Aqui, a concepção da ideia de Deus não se separa da matéria, sendo parte integrante e indissociável dela. Deus está em tudo, permeia tudo e não é uma entidade criadora, mas, sim, organizadora. Na Filosofia, o pensador holandês Baruch de Spinoza propôs uma ideia de Deus imanente e panteísta, resumida na máxima: Deus sive natura (“Deus, ou seja, a natureza”). Deus seria uma substância presente em tudo e que participa de tudo.

Transcendência: a tradição judaico-cristã e islâmica está baseada na noção de um Deus transcendente, ou seja, uma entidade primeira e separada da matéria que foi responsável por criar a matéria. Para o cristianismo, porém, a figura de Jesus Cristo é a personificação imanente do Deus transcendente.

1ª Atividade

Descreva em um parágrafo o que entendeu sobre os dois significados, Imanência e transcendência.

As postagens serão conforme os dias de aulas como se fosse na escola em dias normais.


Envio de resposta pelo e-mail hessf15@gmail.com disponibilizado em foto do caderno ou texto.





Comentários