Profª Nadeje Maria - História - 22 a 26 de Maio

Bom dia alunos e alunas!!! Tudo bem com vocês?  😃👇

Essa é a 2ª parte de nossas atividades.  Nessa atividade vocês vão analisar alguns mapas que tratam do Neocolonialismo praticado por nações europeias. Os mapas mostram a evolução de tomada territorial dos continentes África e Ásia. 

Realize a leitura e análise os mapas. Na apostila de vocês não tem o mapa. Então, baixei e postei aqui para facilitar a realização dessa atividade ( página 


MAPA  01 

Mapa Afro-Asiático de 1880.  Fonte: Adaptado de Geocron.com – Especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1oINcYNK76nIc_ 42yX9Q00RHMSZH2B8wt?usp=sharing>. 




MAPA 02

Mapa da África colonial em 1913 (cores) com as fronteiras atuais (linha preta) (Adaptado/Traduzido). Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Colonial_Africa_1913_map.svg> 



MAPA 03

Fonte: Adaptado de Geocron.com – Especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1yod9Sr03cTbLL z9rA14hJEZbvXTu4R0F?usp=sharing>.

 


Agora que vocês analisaram os mapas 01, 02 e 03, responda, no formulário anexado, às perguntas abaixo.

 

a) Faça uma explicação sobre os mapas analisados. Para isso, atente-se a todas as informações apresentadas em cada um deles.

 

b) É possível observar, nas diferenças entre o Mapa de 1880 e os de 1913 e 1921, um aumento do colonialismo e do imperialismo em relação à África e Ásia? Descreva alguns exemplos.

Responda no Formulário abaixo.👇

https://forms.gle/7ooSNw2UgjH3hRBy6

 __________________________________________________________________________

ATIVIDADE 1.1

 MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NA ÁFRICA

LOCALIZAÇÃO MOVIMENTO

 Texto 1 “A ocupação europeia na África encontrou resistência por parte das sociedades africanas. Esses movimentos de resistência eram organizados, tanto por povos que possuíam um governo centralizado, como por aqueles que tinham outras formas políticas de organização. Esta resistência foi permeada por lutas e conflitos que tentaram impedir a colonização europeia, embora a ostensiva dos países europeus tenha obtido sucesso devido à tecnologia bélica e de comunicação.”

 Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

  

a)  Diante da afirmação acima, selecione dois dos movimentos de resistência da seguinte tabela e faça uma pesquisa para enriquecer seu conhecimento sobre a colonização africana do século XX. 

 

EGITO

O movimento foi liderado pelo coronel Ahmad Urabi, e teve início na década 1880. Neste período o governo se posicionou alinhado com os interesses otomanos (turcos) e britânicos. O exército encabeçou este movimento revolucionário que desejava a libertação do Egito.

 

 

SUDÃO

Movimento conhecido como Mahdiyya, liderado por Muhammad Ahmad al-Mahdi. O Mahdiyya foi um rebelião no Sudão contra a dominação dos otomanos, que assumiu propriedades de uma Guerra Santa (Jihad). Iniciou a partir do movimento de resistência e libertação do Egito.

LÍBIA

O país estava ocupado pelos otomanos quando foi repentinamente invadido pelos italianos em 1911. Os italianos exerceram um domínio precário sobre algumas cidades Líbias e enfrentaram grande resistência no interior.

 

COSTA DO OURO ( atualmente Gana)

Rebelião Ashanti (1890-1900). Na Costa do Ouro (atual Gana), após os colonizadores britânicos terem substituído os líderes tradicionais por outros governantes, os ashanti se rebelaram.

 

MADAGASCAR

O Reino de Madasgascar era independente e liderado pelo primeiro-ministro Rainilaiarivony

TANZÂNIA, RUANDA E BURUNDI e partes de MOÇAMBIQUE

O líder Kinjikitile reuniu diversos grupos étnicos na África Oriental Alemã (atual Tanzânia) contra a exploração imposta pelos colonizadores alemães.

 

SENEGAL

REBELIÃO DE MAMADOU LAMINE 1898- 1901. No Alto Senegal, Mamadou Lamine liderou rebeldes muçulmanos contra os colonizadores franceses.

 


b) Com a pesquisa concluída, elabore um mapa conceitual sobre os principais acontecimentos, causas e consequências desses movimentos de resistência.

c) Como montar um mapa conceitual no Word. Esse link abaixo é bem simples para ensinar a montar um mapa conceitual. Muito  fácil mesmo.

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2020/05/como-fazer-um-mapa-mental-no-word.ghtml

  

COMO FAZER AS TAREFAS ?

1º - Analise os mapas com cuidado. Observando como  era o território em 1880. Depois, compare com o segundo Mapa de 1913. Veja o que se modificou. Em seguida observe o Mapa de 1921. Veja as transformações de ocupação.

2º) Responda as questões  no FORMULÁRIO sobre os mapas. ENVIE O SEU LINK POR EMAIL devidamente preenchido.

3º) Depois, leia atentamente o trecho de um texto e o quadro com informações sobre os movimentos de resistência dos africanos. Tudo isso com muita atenção.

4º) Escolha dois desses movimentos e faça uma PESQUISA. Você vai pesquisar mais detalhes sobre esses movimentos. Com as informações da PESQUISA você montará um MAPA MENTAL.. 

a) NOME DO MOVIMENTO

b) PERÍODO(data)  e  ONDE  OCORREU

c) CAUSA/MOTIVO PARA ESSE CONFLITO

d) QUEM LIDEROU O MOVIMENTO

e) QUAL FOI O RESULTADO ( conseguiram o que queriam?)


            MATERIAL INDICADO PARA CONSULTA  👇💪💪


       Video aula CMSP - https://youtu.be/UCbLQjSFyOo

 

        Caderno do Aluno - Parte2 - https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:3780ad87-4104-4ef4-bb78-1fdf76e910ad

 

Podcast - https://talkandcomment.com/p/9ad96edc7c653a1737cfd052  (coloquei no formulário. )

 

       Livro Didático - Vontade de Saber - 9º Ano

 

-       Passo-a-passo Mapa Mental Word - https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2020/05/como-fazer-um-mapa-mental-no-word.ghtml


ESTA ATIVIDADE ESTÁ NO GOOGLE CLASSROOM



Comentários

  1. A senhora realmente acha, que conseguimos fazer todas essas atividades em apenas uma semana com mais de 8 matérias e mais de 8 professores mandando atividades e agendando video aula pelo Google meet???
    Mais uma vez, não temos só um professor, são muitas matérias e pelo que eu sei,a não nos tornamos robôs.
    Temos compromissos e não temos muito tempo livre como a maioria de vocês dizem, estamos nos dedicando porém com as atividades abusivas, não estamos conseguindo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo ela passa uma penca de lição e tem os outros mais nos temos que ver pelo lado deles pois ela tambem não passol um abisurdo foi muito foi mais da pra fazer em um dia eu ja terminei uma parte

      Excluir
  2. Bom dia
    Seria interessante você se identificar e expor suas preocupações. Não sou inflexível. Postei duas atividades porque a 1º é de baixa complexidade. As datas que colocamos na postagem não é o prazo. Os alunos reclamaram que ficavam confusos com as postagens. Não sabiam qual era a 1ª ou a 2ª, e assim por diante. Então, nós professores, em conjunto com a gestão decidimos facilitar para vocês. É para se localizar. Imagino que você já ter mandado a lição que postei na 3ª feira. Muitos alunos já enviaram. Agora vocês tem a parte 2 para fazer .

    Caso queira aprofundar o assunto meu email é nadeje@prof.educacao.sp.gov.br

    Muito Obrigada por enviar essa mensagem

    ResponderExcluir
  3. Professora e obrigatório fazer o mapa no Word???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sim. Precisa fazer no WORD. Por isso mandei um passo-a -passo. Faz parte do critério de avaliação. Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Professora com todo respeito mas é impossivel conseguir fazer tanta liçao assim. ate pq a senhora n é a unica q ta mandando uma penca de liçao pra fazer sendo que a gente n consegue aprender nada em casa, n sao todos os alunos que tem o tempo todo livre pra fazer, o seu email n funciona e a senhora n colocou o codigo da sua turma do class room em nenhum lugar do blog

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pessoal. E aí já conseguiram ingressar no CLASSROOM. Os códigos estão no CHAT do CMSP. Meu email funciona sim. Muitos alunos estão postando as atividades por lá.

    ResponderExcluir
  6. ORIENTAÇÕES PARA POSTAR FOTOS DE ATIVIDADES:

    - Use as duas mãos para segurar o celular. (melhora a estabilização da imagem e o foco.
    - Enquadre bom o caderno ou a folha de respostas.
    - Limpe a lente da câmera.
    - chegue próximo do objeto fotografado. Não use ZOOM. A imagem perde a qualidade ao se ampliada para correção.
    - Se achar necessário, divida as respostas por fotos.
    - Fique atento a iluminação.
    - Edite suas imagens. Tenha certeza que estão nítidas antes de enviar.
    - Capriche na escrita. Veja se sua letra está legível e fácil para o professora entender.

    Obrigada pela sua atenção e colaboração!!!
    -

    ResponderExcluir
  7. PESQUISA DE OPINIÃO AULAS DE HISTÓRIA. Sua opinião é muito importante para nós.

    Enviei pelo email.

    ResponderExcluir

Postar um comentário