Bom dia alunos e alunas!!! Tudo bem com vocês? 😃👇
Essa é a 2ª parte de nossas atividades. Nessa atividade vocês vão analisar alguns mapas que tratam do Neocolonialismo praticado por nações europeias. Os mapas mostram a evolução de tomada territorial dos continentes África e Ásia.
Realize a leitura e análise
os mapas. Na apostila de vocês não tem o mapa. Então, baixei e postei aqui para facilitar a realização dessa atividade ( página
MAPA 01
Mapa Afro-Asiático de 1880. Fonte: Adaptado de Geocron.com –
Especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista. Disponível em:
<https://drive.google.com/drive/folders/1oINcYNK76nIc_ 42yX9Q00RHMSZH2B8wt?usp=sharing>.
MAPA 02
Mapa da África colonial em 1913 (cores) com as
fronteiras atuais (linha preta) (Adaptado/Traduzido). Disponível em:
<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Colonial_Africa_1913_map.svg>
MAPA 03
Fonte: Adaptado de Geocron.com – Especialmente
para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. Disponível em:
<https://drive.google.com/drive/folders/1yod9Sr03cTbLL
z9rA14hJEZbvXTu4R0F?usp=sharing>.
Agora que vocês analisaram os
mapas 01, 02 e 03, responda, no formulário anexado, às perguntas abaixo.
a) Faça uma explicação sobre
os mapas analisados. Para isso, atente-se a todas as informações apresentadas
em cada um deles.
b) É possível observar, nas
diferenças entre o Mapa de 1880 e os de 1913 e 1921, um aumento do colonialismo e do imperialismo em
relação à África e Ásia? Descreva alguns exemplos.
Responda no Formulário abaixo.👇
https://forms.gle/7ooSNw2UgjH3hRBy6
__________________________________________________________________________
ATIVIDADE 1.1
MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NA ÁFRICA
LOCALIZAÇÃO MOVIMENTO
Texto 1 “A ocupação europeia na África encontrou resistência por parte das sociedades africanas. Esses movimentos de resistência eram organizados, tanto por povos que possuíam um governo centralizado, como por aqueles que tinham outras formas políticas de organização. Esta resistência foi permeada por lutas e conflitos que tentaram impedir a colonização europeia, embora a ostensiva dos países europeus tenha obtido sucesso devido à tecnologia bélica e de comunicação.”
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Diante da afirmação acima, selecione dois dos
movimentos de resistência da seguinte tabela e faça uma pesquisa para
enriquecer seu conhecimento sobre a colonização africana do século XX.
EGITO |
O movimento foi liderado pelo coronel Ahmad
Urabi, e teve início na década 1880. Neste período o governo se posicionou
alinhado com os interesses otomanos (turcos) e britânicos. O exército
encabeçou este movimento revolucionário que desejava a libertação do Egito. |
SUDÃO |
Movimento conhecido como Mahdiyya, liderado
por Muhammad Ahmad al-Mahdi. O Mahdiyya foi um rebelião no Sudão contra a
dominação dos otomanos, que assumiu propriedades de uma Guerra Santa (Jihad).
Iniciou a partir do movimento de resistência e libertação do Egito. |
LÍBIA |
O país estava ocupado pelos otomanos quando
foi repentinamente invadido pelos italianos em 1911. Os italianos exerceram
um domínio precário sobre algumas cidades Líbias e enfrentaram grande
resistência no interior. |
COSTA DO OURO ( atualmente Gana) |
Rebelião Ashanti (1890-1900). Na Costa do Ouro
(atual Gana), após os colonizadores britânicos terem substituído os líderes
tradicionais por outros governantes, os ashanti se rebelaram. |
MADAGASCAR |
O Reino de Madasgascar era independente e
liderado pelo primeiro-ministro Rainilaiarivony |
TANZÂNIA, RUANDA E BURUNDI e partes de
MOÇAMBIQUE |
O líder Kinjikitile reuniu diversos grupos
étnicos na África Oriental Alemã (atual Tanzânia) contra a exploração imposta
pelos colonizadores alemães. |
SENEGAL |
REBELIÃO DE MAMADOU LAMINE 1898- 1901. No Alto
Senegal, Mamadou Lamine liderou rebeldes muçulmanos contra os colonizadores
franceses. |
b)
Com a pesquisa concluída, elabore um mapa conceitual sobre os principais
acontecimentos, causas e consequências desses movimentos de resistência.
c) Como montar um mapa conceitual no Word. Esse link abaixo é bem simples para ensinar a montar um mapa conceitual. Muito fácil mesmo.
https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2020/05/como-fazer-um-mapa-mental-no-word.ghtml
COMO FAZER AS TAREFAS ?
b) PERÍODO(data) e ONDE OCORREU
c) CAUSA/MOTIVO PARA ESSE CONFLITO
d) QUEM LIDEROU O MOVIMENTO
e) QUAL FOI O RESULTADO ( conseguiram o que queriam?)
MATERIAL INDICADO PARA CONSULTA 👇💪💪
Video aula CMSP - https://youtu.be/UCbLQjSFyOo
Caderno do Aluno - Parte2 - https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:3780ad87-4104-4ef4-bb78-1fdf76e910ad
Podcast - https://talkandcomment.com/p/9ad96edc7c653a1737cfd052 (coloquei no formulário. )
Livro Didático - Vontade de Saber - 9º Ano
- Passo-a-passo Mapa Mental Word - https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2020/05/como-fazer-um-mapa-mental-no-word.ghtml
ESTA ATIVIDADE ESTÁ NO GOOGLE CLASSROOM
A senhora realmente acha, que conseguimos fazer todas essas atividades em apenas uma semana com mais de 8 matérias e mais de 8 professores mandando atividades e agendando video aula pelo Google meet???
ResponderExcluirMais uma vez, não temos só um professor, são muitas matérias e pelo que eu sei,a não nos tornamos robôs.
Temos compromissos e não temos muito tempo livre como a maioria de vocês dizem, estamos nos dedicando porém com as atividades abusivas, não estamos conseguindo.
Abraços
Eu concordo ela passa uma penca de lição e tem os outros mais nos temos que ver pelo lado deles pois ela tambem não passol um abisurdo foi muito foi mais da pra fazer em um dia eu ja terminei uma parte
ExcluirBom dia
ResponderExcluirSeria interessante você se identificar e expor suas preocupações. Não sou inflexível. Postei duas atividades porque a 1º é de baixa complexidade. As datas que colocamos na postagem não é o prazo. Os alunos reclamaram que ficavam confusos com as postagens. Não sabiam qual era a 1ª ou a 2ª, e assim por diante. Então, nós professores, em conjunto com a gestão decidimos facilitar para vocês. É para se localizar. Imagino que você já ter mandado a lição que postei na 3ª feira. Muitos alunos já enviaram. Agora vocês tem a parte 2 para fazer .
Caso queira aprofundar o assunto meu email é nadeje@prof.educacao.sp.gov.br
Muito Obrigada por enviar essa mensagem
Professora e obrigatório fazer o mapa no Word???
ResponderExcluirBom dia. Sim. Precisa fazer no WORD. Por isso mandei um passo-a -passo. Faz parte do critério de avaliação. Espero ter ajudado.
ExcluirProfessora com todo respeito mas é impossivel conseguir fazer tanta liçao assim. ate pq a senhora n é a unica q ta mandando uma penca de liçao pra fazer sendo que a gente n consegue aprender nada em casa, n sao todos os alunos que tem o tempo todo livre pra fazer, o seu email n funciona e a senhora n colocou o codigo da sua turma do class room em nenhum lugar do blog
ResponderExcluirBom dia pessoal. E aí já conseguiram ingressar no CLASSROOM. Os códigos estão no CHAT do CMSP. Meu email funciona sim. Muitos alunos estão postando as atividades por lá.
ResponderExcluirORIENTAÇÕES PARA POSTAR FOTOS DE ATIVIDADES:
ResponderExcluir- Use as duas mãos para segurar o celular. (melhora a estabilização da imagem e o foco.
- Enquadre bom o caderno ou a folha de respostas.
- Limpe a lente da câmera.
- chegue próximo do objeto fotografado. Não use ZOOM. A imagem perde a qualidade ao se ampliada para correção.
- Se achar necessário, divida as respostas por fotos.
- Fique atento a iluminação.
- Edite suas imagens. Tenha certeza que estão nítidas antes de enviar.
- Capriche na escrita. Veja se sua letra está legível e fácil para o professora entender.
Obrigada pela sua atenção e colaboração!!!
-
PESQUISA DE OPINIÃO AULAS DE HISTÓRIA. Sua opinião é muito importante para nós.
ResponderExcluirEnviei pelo email.