Profª Nadeje Maria - História - 9ºABC - Inglaterra e a Modernização do Brasil


Início da Republica no Brasil

No final do século XIX, o Brasil iniciou uma grande transformação econômica e social por causa da produção cafeeira. Produzíamos e exportávamos grandes quantidades de café. Com isso, passamos a integrar a dinâmica do capitalismo industrial ( produção) e do capitalismo financeiro ( venda ou compra de produtos)  O objetivo era alcançar outras nações, que eram bastante industrializadas e desenvolvidas socialmente e economicamente. Mas, para isso precisavam de muito dinheiro.E o Brasil não tinha. Por isso, nossa nação passará a receber um monte de investimentos e empréstimos.

De onde vieram esses investimentos e esses empréstimos? Vieram, principalmente da Inglaterra. Sim, isso mesmo. Da Inglaterra, que tinha muito interesse em investir no Brasil. Afinal, era a Inglaterra que era responsável por levar todas as nossas matérias-primas para o exterior. Então, ela queria melhorar as condições de transporte desses produtos e também cuidar da condições mínimas de higiene dessa produção.


Antes o café era transportado de forma muito precária. Em lombos de jumentos e nas costas de escravizados.
Há muito tempo a opinião pública denunciava a escassez da distribuição de água

Os serviçais escravizados abasteciam a casa de seus donos indo pegar água na bica (fonte). Carregavam potes de água, homens e mulheres, equilibrados em suas cabeças.

Os dejetos eram jogados nos rios e nas ruas pelos serviçais


A opinião pública há muito tempo reclamava da qualidade e escassez de água..

A Inglaterra passou a investir  no setor de canalização e distribuição de água. Na imagem acima, podemos ver os aquedutos que foram construídos  no Rio de Janeiro para levar a água dos rios para a população. Esse monumento existe até hoje. É chamado Arcos da Lapa. É muito frequentado por turistas atualmente.



Além disso, a Inglaterra investiu uma grande quantidade de estradas de ferro. Inicialmente foram pensadas para transporte de café e vagões de luxo para transporte da elite. Acima podemos ver mapa da estrada de ferro, inaugurada como Central do Brazil.


Locomotiva trazida da Inglaterra. O Brasil importou uma grande quantidade de ferro da Inglaterra para viabilizar essa modernização. Muito bom para a Inglaterra.



A Inglaterra passou a investir também em iluminação das principais vias públicas das principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador.

 Começaram a ser construídas as primeiras redes de esgoto



Muitas famílias enriqueceram com a produção e exportação do café. Podemos ver acima um casal de afrodescendentes, fazendeiros muito ricos, que eram produtores e exportadores de café. Conhecido como Barão e Baronesa de Guaraciaba.


Aqui vemos o reflexo dessa riqueza que permanece em muitas famílias, através de seus descendentes até os dias de hoje. Muitas fortunas que ainda hoje permanece, são frutos desse tempo.



Mas, essa riqueza não se refletiu na sociedade como um todo. As camadas mais pobres continuaram a viver de forma precária. Sem acesso a água canalizada e tratada. Sem iluminação elétrica. Sem redes de esgoto. Marginalizadas socialmente e economicamente.




Comentários