Olá crianços...
Espero que estejam bem, seguros e saudáveis!!
Hoje iniciamos nosso 2°Bimestre e durante o mês de junho iremos trabalhar as seguintes habilidades:
- Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos;
- Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.
Em julho, teremos outras duas habilidades!
Para começar, precisamos entender o que é e como funciona a RADIAÇÃO, que é o ponto em comum das duas habilidades e sem ele fica mais difícil compreender todos os conteúdos.
Este conteúdo será importante para seguirmos com as atividades! Se apropriem de tudo e se tiverem dúvida não deixem de entrar em contato.
Para tornar esse aprendizado menos assustador procurei várias fontes de estudo, vejam abaixo:
Gráficos:


Imagens:




As informações acima estão disponíveis, também, a página do Facebook https://www.facebook.com/Ci%C3%AAncias-9o-Ano-Zenaide-107630290919211/?view_public_for=107630290919211
Fonte: google imagens
Texto: O que é radiação?
Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. Esse processo pode ocorrer em um meio material ou no espaço (vácuo).
São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.
1- Classificação das radiações
De acordo com sua origem, as radiações são classificadas em naturais ou artificiais.
1.1- Naturais
São aquelas radiações que partem de uma fonte não produzida por tecnologia humana e que ocorrem de forma espontânea. Entre alguns exemplos, temos a radiação nuclear, eliminada do interior do núcleo do átomo de um elemento químico.
Elementos radiativos naturais podem ser encontrados em rochas ou em sedimentos, por exemplo. Outro exemplo de radiação natural são as radiações cósmicas (prótons, elétrons, nêutrons, mésons, neutrinos, núcleos leves e radiação gama), provenientes de explosões solares e estelares.
1.2- Artificiais
São radiações produzidas a partir de equipamentos elétricos, nos quais partículas, como os elétrons, são aceleradas. É o caso dos tubos de raio X utilizados em radiodiagnóstico.
Existem também as radiações produzidas a partir de equipamentos não elétricos, que são elementos químicos irradiados a partir da aceleração de partículas.
1.3- Nucleares
São radiações que partem do interior do núcleo de um átomo instável. O núcleo é instável quando o átomo apresenta, em média, 84 ou mais prótons em seu interior. As radiações nucleares são apenas três: alfa (α), beta (β) e gama (γ).
2- Tipos de radiações
De acordo com sua capacidade de interagir com a matéria, as radiações são classificadas em ionizantes, não ionizantes e eletromagnéticas.
2.1- Ionizantes
São radiações que, ao entrarem em contato com os átomos, promovem a saída de elétrons das órbitas, fazendo com que o átomo passe a ser um cátion, ou seja, um átomo deficiente em elétrons.
Essas radiações podem provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas, provocando modificação (ao menos temporária) na estrutura das moléculas. O dano mais importante é o que ocorre no DNA.
Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos:
- Radiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração.
- Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
- Radiação gama e radiação X: são radiações eletromagnéticas que se diferenciam apenas pela origem (gama é nuclear, e raio X é artificial) e apresentam elevado poder de penetração.
2.2- Não ionizantes
São radiações que não são capazes de retirar elétrons das órbitas (eletrosferas) de seus átomos. Assim, continuam sendo átomos estáveis. Essas radiações não podem provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas. Assim, não provocam modificação (ao menos temporária) na estrutura das moléculas. Entre os principais exemplos desse tipo de radiação, temos:
- Infravermelha: é uma radiação que está localiza abaixo do vermelho no diagrama de energia, possuindo um comprimento de onda entre 700 nm e 50000 nm.
- Micro-ondas: são radiações produzidas por sistemas eletrônicos a partir de osciladores, apresentando frequência mais elevada que as ondas de rádio. São utilizadas de forma doméstica para aquecer alimentos e podem transportar sinais de TV ou de comunicações eletrônicas.
- Luz visível: possui frequência compreendida entre 4,6 x 1014 Hz e 6,7 x 1014 Hz, com comprimento de onda de 450 nm a 700 nm. É capaz de sensibilizar nossa visão.
- Ultravioleta: radiação emitida por alguns átomos quando excitados, acompanhando a emissão de luz. Tem comprimento de onda entre 10 nm a 700 nm. Exemplo: lâmpadas de vapor mercúrio (Hg).
- Ondas de rádio: são radiações de baixa frequência, em torno de 108 Hz, com comprimento de onda de 1 cm a 10000 nm. São utilizadas para transmissões de rádio.
São ondas que possuem campo magnético e campo elétrico, os quais se propagam no ar ou no vácuo a uma velocidade de 300 000 km/s. Essas radiações (raio gama, raio X, ultravioleta, infravermelha, micro-ondas) diferenciam-se por seus comprimentos de onda, ver Espectro Eletromagnético acima.
Em caso de dúvidas, encaminhar para carol.professora@yahoo.com.br
tem atividade? é pra copiar??
ResponderExcluirnão, somente leitura e aproriação, na próxima semana vou passar duas atividades sobre esse conteúdo
Excluir