ALESSANDRO FISCHER-ENSINO RELIGIOSO-2ºBIM-6ºAULA-Rituais fúnebres do Candomblé-13 A 17 DE JULHO.

Rituais fúnebres do Candomblé

A palavra candomblé é derivada da língua bantu que separada em sílabas significa: casa, terreiro, e pequeno atabaque, mas também significa “dança”, “dança com atabaques”.  É uma religião que teve origem na cidade de Ifé, na África, nos meados do século XVI e possui uma vasta cultura e rica de preceitos. Foi trazida para o Brasil pelos africanos escravizados e cultua suas divindades, os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas que possuem um papel importante na natureza. O Pai ou a Mãe de Santo são autoridades máximas dentro do Candomblé e são escolhidos pelos próprios Orixás. No Brasil, sofreu algumas alterações e é considerada uma religião afrobrasileira que não vê a morte como o fim.
Eles consideram que a morte é a continuidade de um ciclo. O corpo deixa de ser matéria para se tornar um espírito. O ritual fúnebre é o inverso de quando alguém inicia na religião, onde a pessoa é acolhida no Aiê (terra) por um orixá que a  cuidará durante sua vida e mostrará o seu caminho. E quando a pessoa morre? É realizado um ritual pós- morte  feito por etapas chamado Axexê.
Axexê- Cerimônia de ritual fúnebre de uma pessoa que foi iniciada no candomblé, procedimento no sentido de liberação do Orixá protetor do corpo da pessoa.
Primeiro passo: o corpo é preparado em forma de liberar o espírito. A preparação geralmente é feita em uma casa de pai ou mãe de santo que é sagrada e conhecida somente pelas pessoas que praticam a religião. Só após o ritual de desligamento é liberado para o velório onde são realizados cânticos que convidam os ancestrais para que eles recebam o novo Egum (espírito) e todos os espíritos são louvados.  Ao término do velório o Ará (corpo) é sepultado. Ao completar um ano de falecimento da pessoa é celebrada uma nova cerimônia que é repetida em três anos e após sete anos.
No caso de falecimento de um pai (babalorixá) ou mãe (ialorixá) de santo, o velório é realizado dentro do barracão, e a celebração dura sete dias após o falecimento. Neste tempo as pessoas não consomem bebida alcoólica, e nem praticam relações sexuais.
Para a religião, a morte não tem um peso, nem castigo, e nem fim. É um ciclo necessário. De acordo com os líderes da religião, o candomblé tem princípios, filosofias, doutrinas e seus ensinamentos.  E aquele que não teve uma vida digna, que tenha morrido por suicídio, por motivo de drogas, ou tenha sido morto por ter roubado, ou assinado alguém, que tenha lavado uma vida fora dos princípios da religião, esse, perde o direito do ritual.

VÍDEOS DE APOIO

1º Axexê - O ritual fúnebre do Candomblé

https://www.youtube.com/watch?v=q6kAl25Rs0M

2º [V]Ida - A MORTE NA RELIGIÃO | CANDOMBLÉ

https://www.youtube.com/watch?v=dpXxX6NuilM&t=2s

ATIVIDADE

Descrever em um parágrafo o que foi compreendido sobre o texto trabalhado na aula.

Envio de resposta pelo e-mail hessf15@gmail.com disponibilizado em foto do caderno ou texto e via classroom. Observação: não esquecer de colocar nome, número e série. A resposta pode ser colocada no corpo do e-mail ou em documento World, ou por foto da resposta no caderno.

Comentários