Profª Nadeje Maria - História - Semana de 17 a 21 de Agosto

 Bom dia alunos e alunas!!!

Nas aulas dessa semana iremos analisar os fatos políticos que conduziram o Brasil ao golpe civil-militar. Vamos começar com uma pergunta. Você sabe o que são Reformas de Base? De que forma elas influenciam os interesses políticos e sociais?  Pois é, essas propostas assustaram a classe dominante (os ricos), a classe média e os políticos de direita na década de 1960. E acabaram mergulhando o Brasil no período mais obscuro de sua história. Assassinatos, desaparecimentos, conspirações e perseguições dominaram o cotidiano do país durante  25 anos. E ainda sentimos os efeitos  dessa nefasta época.  

Vamos contar esses fatos através das manchetes dos jornais da época. Observe  as imagens, que de forma resumida, trará o contexto histórico desse período.

Vemos na capa de importantes jornais do país que o presidente do período ( Jânio Quadros) renunciou ao seu mandato de presidente da república. Em seguida, começa toda movimentação para impedir a posse de João Goulart, que era seu vice presidente. As camadas dominantes queriam um nome conservador. Em um “relâmpago”, e sem ouvir a voz da sociedade, votam a mudança na forma de governo para Parlamentarismo, para evitar que o poder de mando fique nas mãos de João Goulart ( que eles consideram de esquerda). Pra tomar posse como presidente e acabar com a novela JANGO (diminutivo do nome de João Goulart) concorda. Então, vemos nos jornais acima que ele conseguirá  tomar posse. Mas, os militares e os grupos conservadores estão atentos aos seus movimentos. A mídia conservadora ( especialmente a Globo) acompanha tudo com olhos de águia.

 

Jânio Quadros era presidente do Brasil na época

Os militares só permite posse de João Goulart (vice presidente) se for através do Parlamentarismo.



Após votarem Emenda na Constituição, mudando o sistema de governo para Parlamentarismo, Goulart toma posse

Primeiro Ministro será escolhido pelo Parlamento




Assim que toma posse como presidente da República, João Goulart convocará um Plebiscito popular para a população escolher se quer ou não o Parlamentarismo. Como veremos nas manchetes abaixo,  a população recusou esse sistema de governo. O SISTEMA PRESIDENCIALISTA VENCE. Esse fato “incendiou o país”. E as suspeitas que Jango estava  aliado com Cuba e URSS só cresceu.





Veremos pelas manchetes que João Goulart começa a implantar seu projeto de REFORMAS. Vemos também que haverá defesa e combate a esse projeto. João Goulart será acusado de defender ideais comunistas e de querer esquerdizar o Brasil.  A PROPAGANDA  e NOTICIÁRIOS  trataram de alimentar no imaginário popular a ideia de que o Brasil estava sob perigo e ataque comunista. Essas eram as REFORMAS DE BASE.




João Goulart em comício para defender as REFORMAS DE BASE





Essas eram importantes reformas para que o Brasil voltasse a crescer.

Trabalhadores apoiam as reformas. 



Começam os ataques contra as reformas

A defesa desse projeto político custaram o mandato de João Goulart e saiu caro para o país que foi mergulhado no caos. Podemos ver toda a movimentação para impedir que João Goulart continue a frente da presidência do Brasil.  Começam os preparativos para deposição de JANGO.










Jornal
"O Globo" já faz defesa da saída de Goulart




Então, podemos ver toda a movimentação para impedir que João Goulart continue a frente da presidência do Brasil.  Começam os preparativos para deposição de JANGO.



Passeata organizada por setores conservadores de direita convocam fieis contra o governo Goulart.



Correio da Manhã publica setores políticos e militares criticando JG








No dia 31 de Março João Goulart é deposto. Precisou sair do país para não ser preso ou morto.























Passeata de 1 milhão afasta João Goulart do poder.



















Motivos da intervenção era na verdade contra reformas sociais com viés esquerdista.


Democracia restabelecida  publicou O Globo.

Mazzili era presidente do Senado na época.



General Castelo Branco assume o cargo de presidente do Brasil.







Criticas ao Ato Institucional 05


















 Governo Militar quer repatriar capital brasileiro.













General Costa e Silva















Jornal aponta como causa do Golpe a reforma agrária. Distribuição de terra no Brasil sempre foi algo bastante complicado




ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES.

- Leiam os trechos dos documentos com calma e respondam os testes. 

- Façam a sua identificação no formulário corretamente para receber o feedback.

- Sigam as orientações do link . Atitude Historiadora.  Para realizar as atividades propostas.

*https://drive.google.com/open?id=1ANtf_7ZMpkvDX_S3vGntjV1hI6YWVSXz. Acesso em: 3 fev. 2020. 

-  Caderno do aluno – Volume 03 – Página 29 a 34  ( as atividades foram retiradas desse material e adaptado as suas necessidades)

- Link do Formulário Google  para realizar as tarefas. - Testes de múltipla escolha. https://forms.gle/PQAG7wEzWYznNaSB7










Comentários

  1. Pessoal não deixem de estudar esse material . Ele é importante para compreendermos a questões atuais importantes do nosso país.

    Dúvidas: nadeje@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário