Língua Portuguesa— 9º anos B, C - Prof.ª Kerley semana de 28/09 a 02/10

 

Língua Portuguesa— 9º anos B, C - Prof.ª Kerley

3º Bimestre - Atividade da semana de 28/09 a 02/10

Olá, queridos alunos e alunas! 😊

Pelas Tramas da Narrativa

Na semana passada, eu trouxe para vocês um texto do escritor Machado de Assis, para realizarem sua leitura e fazerem uma pesquisa. Espero que tenham gostado de conhecer o autor, e que as palavras pesquisadas enriqueçam o seu repertório lexical.

Para quem ainda não tem familiaridade com a expressão “repertório lexical”, saibam que léxico é o conjunto de palavras pertencentes à determinada língua. Já quanto a palavra repertório, denomina todo conhecimento que você acumulou por meio das suas experiências, ou seja, tudo aquilo que você viu, aprendeu e conhece dentro do seu meio e da sua cultura.

Importante ter em mente que o repertório de cada pessoa está em constante construção e se baseia na capacidade de observação e retenção de cada um. Por isso, quanto mais você ler e descobrir palavras novas, mais repertório vai conquistar!

Então, quando falamos em “repertório lexical”, significa as palavras que você conhece e estão à sua disposição para a construção das narrativas, sejam escritas ou orais.

E por falar em narrativa, esta semana vamos trabalhar alguns dos gêneros textuais, começando por aquele a que pertence o texto de Machado de Assis “O Prólogo”, visto por vocês na nossa mais recente interação.

Vamos lá, bons estudos!

Estrutura da narrativa no gênero conto (Parte I da sequência didática)

Vocês se lembram quais são os elementos que compõem uma narrativa? Esses elementos são fundamentais nos textos, porque nos permitem construir e compreender as histórias, então é muito importante saber identificá-los.

Para ajudar vocês a recordarem desses elementos essenciais das narrativas, eles são os seguintes:

·         personagens;

·         tempo;

·         espaço;

·         enredo;

·         foco narrativo.

Para não deixar dúvidas sobre como esses elementos “funcionam” dentro da narrativa, leiam abaixo a função de cada um:

Personagens

São os seres reais ou fictícios que participam da história. Como a Literatura é criativa, pode ser uma pessoa, um animal, um ser mitológico ou fantástico, um objeto personificado ou até mesmo um sentimento.

Tempo

O tempo da narrativa diz respeito ao desencadear das ações, e pode ser dividido em:

Cronológico

Está relacionado a passagem das horas, dos dias, meses, anos etc.

Psicológico

Está relacionado às lembranças da personagem e aos sentimentos vivenciados por ele. Assim como espaço, ele é muito importante para definir características das personagens, principalmente as psicológicas. 

Afinal, pessoas que vivem em épocas diferentes costumam ter visões de mundo, atitudes, pensamentos e situações também diferentes.

Espaço

Espaço é o lugar em que a narrativa acontece. Ele é importante não só para situar o leitor quanto ao local, mas principalmente porque contribui para a elaboração dos personagens.

Afinal, o espaço onde as pessoas (mesmo que fictícias) vivem interfere na sua aparência, vestimenta, costumes, oportunidades, atividades e até mesmo sua personalidade.

Enredo

O enredo é um elemento fundamental para a narrativa. Trata-se do conjunto de fatos que acontecem, ligados entre si, e que contam as ações dos personagens. Ele é dividido em algumas partes:

Situação inicial: é quando o autor apresenta os personagens e mostra o tempo e o espaço em que estão inseridos, geralmente logo na introdução;

Estabelecimento de um conflito: um acontecimento é responsável por modificar a situação inicial dos personagens, exigindo algum tipo de ação;

Desenvolvimento: ao longo desta seção, o autor conta o que os personagens fizeram para tentar solucionar o conflito;

Clímax: depois de diversas ações dos personagens, a narrativa é levada a um ponto de alta tensão ou emoção, uma espécie de “encruzilhada literária” que exige uma decisão ou desfecho;

Desfecho: é a parte da narrativa que mostra a solução para o conflito.

Foco Narrativo

O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá?

Comentários