Profª Nadeje Maria - História - 9ºABC - 08/09 a 11/09 - A luta de indígenas e afrodescendentes por suas terras ancestrais.

 Bom dia queridos alunos e alunas!!! Sejam bem vindos ao retorno das aulas. Sigamos firmes em nossos propósitos. Se formar e ir para o Ensino Médio. 💪😍😍👍

Durante essa semana estudaremos algumas fontes históricas que denunciam o desmonte de políticas públicas voltadas para os indígenas e os quilombolas. E também, as violações do direitos humanos a esses grupos sociais que  resistiam aos avanços sobre suas terras pelo governo militar e grupos do agronegócio. ABRA O LINK para assistir a vídeo aula preparada com carinho e cuidado para você.


https://drive.google.com/file/d/11Cj9CnuYARGhyUYuoLWBd1JEl3NfXVqc/view?usp=sharing

Abaixo os vídeos completos que são citados na vídeo aula.


Essa entrevista está na nossa vídeo aula ( somente o áudio) 


Vídeo documentário completo. Temos um trecho em nossa vídeo aula (somente áudio / intervalo 32 minutos a 39 minutos)


 Os documentos abaixo tratam do artigo 231 da Constituição brasileira de 1988 legitimando o direito dos indígenas sobre suas terras ancestrais e a defesa de suas culturas; temos também um pequeno trecho do Relatório Figueiredo que atesta que o governo militar sabia das torturas e assassinatos de indígenas e um trecho do Relatório da Comissão da Verdade concluindo que o governo, que deveria, proteger os direitos dos indígenas, ignora as denúncias que violam os direitos humanos desses grupos sociais, fortalecendo os crimes de seus apoiadores.

 ABRA O FORMULÁRIO PARA TER ACESSO ÀS ATIVIDADES.

ATIVIDADE 01 - https://forms.gle/poFA9YLhYzsG9URK9 


ATIVIDADE 02 - Elabore um vídeo documentário caseiro.


2º) Escolha um dos temas abaixo e elabore um vídeo sobre o assunto. Siga esse roteiro.

 

a)    Pesquise detalhadamente o assunto;

b)    Use várias fontes de pesquisa para montar um trabalho mais completo possível.

c)    Leia o material e faça o roteiro que irá usar para montar o vídeo.

d)    Selecione fotografias que ilustre o que você está apresentando.

e)    Selecione uma trilha sonora do período/época tratado.

f)     Não fique com dúvidas. Pergunte.


 Tema 1: Movimento Negro Unificado;

 

Tema 2: Teatro Experimental do Negro e Abdias do Nascimento no contexto da ditadura;

 

Tema 3: Regulamentação e certificação das terras quilombolas do período da ditadura até a Constituição de 1988.

Obrigada!!!

nadeje@prof.educacao.sp.gv.br




Comentários

Postar um comentário