3º Bimestre – Semana de Estudos Intensivos (SEI)
13 a 16/10
Olá, queridos alunos e alunas! 😊
Estamos na Semana de Estudos Intensivos (SEI), e por isso o foco
do nosso trabalho será rever os conteúdos trabalhados no terceiro bimestre. Assim, faremos a revisão, recuperação e aprofundamento das aprendizagens, de modo a vocês prosseguirem seu percurso educacional tendo se apropriado das habilidades
essenciais ao desenvolvimento dos estudos do quarto bimestre.
Assim sendo, vamos a um texto do material didático Aprender Sempre, apostila correspondente ao segundo semestre de 2020.
Depois de realizarem a leitura, peço que respondam às questões com toda a atenção. Para isso, acionem os saberes construídos por vocês sobre as figuras de linguagem, também o que aprenderam sobre os sentidos denotativo e conotativo das palavras e expressões.
Bons estudos!
OS EFEITOS DE SENTIDO DAS FIGURAS DE
LINGUAGEM NOS POEMAS
Vendaval
Fernando Pessoa
Ó vento do norte, tão fundo e tão
frio,
Não achas, soprando por tanta
solidão,
Deserto, penhasco, coval mais
vazio
Que o meu coração!
Indômita praia, que a raiva do oceano
Faz louco lugar, caverna sem fim,
Não são tão deixados do alegre e
do humano
Como a alma que há em mim!
Mas dura planície, praia atra em fereza,
Só têm a tristeza que a gente
lhes vê
E nisto que em mim é vácuo e
tristeza
É o visto o que vê.
Ah, mágoa de ter consciência da vida!
Tu, vento do norte, teimoso,
iracundo,
Que rasgas os robles — teu pulso
divida
Minh'alma do mundo!
Ah, se, como levas as folhas e a
areia,
A alma que tenho pudesses levar –
Fosse pr'onde fosse, pra longe da
idéia
De eu ter que pensar!
Abismo da noite, da chuva, do
vento,
Mar torvo do caos que parece
volver –
Porque é que não entras no meu
pensamento
Para ele morrer?
Horror de ser sempre com vida a consciência!
Horror de sentir a alma sempre a
pensar!
Arranca-me, é vento; do chão da
existência,
De ser um lugar!
E, pela alta noite que fazes
mais'scura,
Pelo caos furioso que crias no
mundo,
Dissolve em areia esta minha
amargura,
Meu tédio profundo.
E contra as vidraças dos que há que têm lares,
Telhados daqueles que têm razão,
Atira, já pária desfeito dos
ares,
O meu coração!
Meu coração triste, meu coração ermo,
Tornado a substância dispersa e negada
Do vento sem forma, da noite sem termo,
Do abismo e do nada!
Agora que você fez a leitura, reflita sobre a significação das palavras empregadas pelo autor, depois responda:
a. Uma palavra pode ser empregada em seu sentido denotativo, literal, ou em seu sentido figurado, conotativo.
Assim, explique o sentido da
palavra “vendaval” nos dois sentidos, denotativo e conotativo. Aqui, você
poderá consultar um dicionário físico ou online.
b. Com qual sentido a palavra “vendaval” foi empregada no
poema de Fernando Pessoa? Justifique sua resposta, a partir de elementos
linguísticos empregados pelo autor.
c. Releia essa estrofe do poema:
Ah, mágoa de ter consciência
da vida!
Tu, vento do norte, teimoso,
iracundo,
Que rasgas os robles — teu
pulso divida
Minh'alma do mundo!
Nesse trecho, o autor atribui ao vento características comuns em seres humanos: teimoso e iracundo (furioso).
a. Qual é a figura de linguagem presente nesse trecho?
b. Que efeito de sentido o autor cria ao empregar
essa figura?
ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR A ATIVIDADE
As questões,
respondidas no caderno ou editor de texto, devem ser enviadas para o meu
e-mail:
Para quem escolher
fazer a atividade no caderno, peço que envie a foto bem nítida.
Lembrem-se de
colocar nome, número e turma para identificar a atividade.
Fiquem à vontade
para me enviar por e-mail as dúvidas que surgirem.
Peço que não façam
cópia das respostas dos colegas, pois essa prática não vai agregar
conhecimentos a vocês.
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