Língua Portuguesa— 9º anos B, C – Semana de Estudos Intensivos 13 a 16/10 - Profa. Kerley

 

3º Bimestre – Semana de Estudos Intensivos (SEI)

13 a 16/10

Olá, queridos alunos e alunas! 😊

Estamos na Semana de Estudos Intensivos (SEI), e por isso o foco do nosso trabalho será rever os conteúdos trabalhados no terceiro bimestre. Assim, faremos a revisão, recuperação e aprofundamento das aprendizagens, de modo a vocês prosseguirem seu percurso educacional tendo se apropriado das habilidades essenciais ao desenvolvimento dos estudos do quarto bimestre.

Assim sendo, vamos a um texto do material didático Aprender Sempre, apostila correspondente ao segundo semestre de 2020. 

Depois de realizarem a leitura, peço que respondam às questões com toda a atenção. Para isso, acionem os saberes construídos por vocês sobre as figuras de linguagem, também o que aprenderam sobre os sentidos denotativo e conotativo das palavras e expressões.

Bons estudos!

 OS EFEITOS DE SENTIDO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM NOS POEMAS

 Vendaval

Fernando Pessoa

 

Ó vento do norte, tão fundo e tão frio,

Não achas, soprando por tanta solidão,

Deserto, penhasco, coval mais vazio

Que o meu coração!

 

Indômita praia, que a raiva do oceano

Faz louco lugar, caverna sem fim,

Não são tão deixados do alegre e do humano

Como a alma que há em mim!

 

Mas dura planície, praia atra em fereza,

Só têm a tristeza que a gente lhes vê

E nisto que em mim é vácuo e tristeza

É o visto o que vê.


Ah, mágoa de ter consciência da vida!

Tu, vento do norte, teimoso, iracundo,

Que rasgas os robles — teu pulso divida

Minh'alma do mundo!

 

Ah, se, como levas as folhas e a areia,

A alma que tenho pudesses levar –

Fosse pr'onde fosse, pra longe da idéia

De eu ter que pensar!

 

Abismo da noite, da chuva, do vento,

Mar torvo do caos que parece volver –

Porque é que não entras no meu pensamento

Para ele morrer?

 

Horror de ser sempre com vida a consciência!

Horror de sentir a alma sempre a pensar!

Arranca-me, é vento; do chão da existência,

De ser um lugar!

 

E, pela alta noite que fazes mais'scura,

Pelo caos furioso que crias no mundo,

Dissolve em areia esta minha amargura,

Meu tédio profundo.


E contra as vidraças dos que há que têm lares,

Telhados daqueles que têm razão,

Atira, já pária desfeito dos ares,

O meu coração!

 

Meu coração triste, meu coração ermo,

Tornado a substância dispersa e negada

Do vento sem forma, da noite sem termo,

Do abismo e do nada!

 

Agora que você fez a leitura, reflita sobre a significação das palavras empregadas pelo autor, depois responda:

a. Uma palavra pode ser empregada em seu sentido denotativo, literal, ou em seu sentido figurado, conotativo. 

Assim, explique o sentido da palavra “vendaval” nos dois sentidos, denotativo e conotativo. Aqui, você poderá consultar um dicionário físico ou online.

b. Com qual sentido a palavra “vendaval” foi empregada no poema de Fernando Pessoa? Justifique sua resposta, a partir de elementos linguísticos empregados pelo autor.

c. Releia essa estrofe do poema:

Ah, mágoa de ter consciência da vida!

Tu, vento do norte, teimoso, iracundo,

Que rasgas os robles — teu pulso divida

Minh'alma do mundo!

Nesse trecho, o autor atribui ao vento características comuns em seres humanos: teimoso e iracundo (furioso). 

a. Qual é a figura de linguagem presente nesse trecho? 

b. Que efeito de sentido o autor cria ao empregar essa figura?

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR A ATIVIDADE

As questões, respondidas no caderno ou editor de texto, devem ser enviadas para o meu e-mail:

furquimkerley@gmail.com

Para quem escolher fazer a atividade no caderno, peço que envie a foto bem nítida.

Lembrem-se de colocar nome, número e turma para identificar a atividade.

Fiquem à vontade para me enviar por e-mail as dúvidas que surgirem.

Peço que não façam cópia das respostas dos colegas, pois essa prática não vai agregar conhecimentos a vocês.

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