4º Bimestre – Semana de 19 a 23/10
Atividade 1
Olá, queridos alunos e alunas! 😊
Um gênero textual essencialmente argumentativo – O debate
Debate, gênero
textual oral
Em meio às situações do dia a dia, temos oportunidade de
conhecer ideias que são semelhantes às nossas e também aquelas que são opostas.
É por meio dessa troca de experiências que podemos ampliar nossos conhecimentos
e também crescermos como pessoa, dotada de opiniões próprias.
Diante desse contexto, é muito importante compreender as
características de mais um gênero textual, denominado debate. Esse
gênero de texto pertence à oralidade, ou seja, ele somente se manifesta por
meio da fala.
Quanto à linguagem utilizada nesse gênero, ela costuma
variar, ou seja, poderá ser formal, dependendo da situação, ou informal, como é
o caso de um debate ente uma reunião de amigos.
Tenha em mente que debater não significa brigar, discordar
da ideia dos outros, ao contrário, é um momento no qual expressamos nossas
ideias e respeitamos as ideias alheias. Com isso, crescemos com as outras
pessoas e ajudamos a crescê-las também.
Agora que você já conhece o gênero textual debate, vamos realizar a primeira
atividade desta semana.
Bons estudos! 😉
Atividade
Vamos ouvir um texto em um podcast. Você deve prestar
bastante atenção, pois será chamado (a) a refletir sobre as questões que se seguirão a ele.
Texto 1 – Pior que nossos pais: mudanças climáticas já afetam a saúde das novas gerações
Pior que nossos pais: mudanças climáticas já afetam a saúde das novas gerações
Para refletir:
Como você pôde perceber, as consequências das mudanças
climáticas afetam muitas pessoas no Brasil. Que recursos linguísticos o autor
utiliza, nesse texto, para sustentar as ideias e chamar/persuadir o leitor
quanto ao que está sendo exposto?
Por hoje é só, pessoal, mas quarta-feira teremos a continuidade dos trabalhos sobre o gênero debate!
Comentários
Postar um comentário