Língua Portuguesa— 9º anos B, C – Profa. Kerley


4º Bimestre – Semana de 19 a 23/10

Atividade 1

Olá, queridos alunos e alunas! 😊

Um gênero textual essencialmente argumentativo – O debate

Debate, gênero textual oral

Em meio às situações do dia a dia, temos oportunidade de conhecer ideias que são semelhantes às nossas e também aquelas que são opostas. É por meio dessa troca de experiências que podemos ampliar nossos conhecimentos e também crescermos como pessoa, dotada de opiniões próprias.

Diante desse contexto, é muito importante compreender as características de mais um gênero textual, denominado debate. Esse gênero de texto pertence à oralidade, ou seja, ele somente se manifesta por meio da fala.

Quanto à linguagem utilizada nesse gênero, ela costuma variar, ou seja, poderá ser formal, dependendo da situação, ou informal, como é o caso de um debate ente uma reunião de amigos.

Tenha em mente que debater não significa brigar, discordar da ideia dos outros, ao contrário, é um momento no qual expressamos nossas ideias e respeitamos as ideias alheias. Com isso, crescemos com as outras pessoas e ajudamos a crescê-las também.

Agora que você já conhece o gênero textual debate, vamos realizar a primeira atividade desta semana.

Bons estudos! 😉

Atividade

 Hora da escuta ativa

Vamos ouvir um texto em um podcast. Você deve prestar bastante atenção, pois será chamado (a) a refletir sobre as questões que se seguirão a ele.

Texto 1 – Pior que nossos pais: mudanças climáticas já afetam a saúde das novas gerações

Clique no link abaixo e ouça o podcast!

Pior que nossos pais: mudanças climáticas já afetam a saúde das novas gerações 

Para refletir:

Como você pôde perceber, as consequências das mudanças climáticas afetam muitas pessoas no Brasil. Que recursos linguísticos o autor utiliza, nesse texto, para sustentar as ideias e chamar/persuadir o leitor quanto ao que está sendo exposto?

Por hoje é só, pessoal, mas quarta-feira teremos a continuidade dos trabalhos sobre o gênero debate!



Comentários