Língua Portuguesa - 9º anos B, C - Profa. Kerley - Semana de 19 a 23/10

Língua Portuguesa— 9º anos B, C – Profa. Kerley

4º Bimestre – Semana de 19 a 23/10

Atividade 2

Olá, queridos alunos e alunas! 😊

Um gênero textual essencialmente argumentativo – O debate

O debate como meio de discussão

Na postagem de 19/10 (segunda-feira), vocês conheceram o gênero textual denominado debate. Dando continuação aos nossos trabalhos sobre esse gênero tão importante para as interações sociais, trago para vocês mais características que fazem parte dos debates.

Lembrem-se, o debate possui a característica de pertencer ao campo da oralidade, assim como apresenta algumas outras particularidades que o distinguem.

Veja, abaixo, suas principais características.

O debate é, por essência, argumentativo. Trata-se de um gênero textual de natureza optativa, que se desenvolve por meio de práticas de oralidade, tendo como premissa a discussão entre as partes, com base em argumentos ou exposição de razões e posicionamentos.

Desse modo, ao expressar as suas opiniões durante uma conversa, e expor argumentos para defender seu ponto de vista, você estará praticando o gênero textual debate.

Veja que construir uma argumentação depende de se preparar para debater as ideias. Isso significa que é necessário ter a compreensão do assunto, antes de entrar em um debate sobre sua temática.

Outro fator muito importante sobre o debate regrado, é que como os demais gêneros textuais, deve atender aos critérios linguísticos e semânticos, mesmo que seja uma produção oral. E, como texto argumentativo oral, nele prevalece o discurso persuasivo.

Vamos relembrar o que é o discurso persuasivo?

Discurso Persuasivo

Um discurso persuasivo é aquele no qual o orador consegue convencer os ouvintes a aceitar determinado ponto de vista — ou, pelo menos, a considerar os seus argumentos.

Não pense que a construção da linguagem persuasiva ocorre ao acaso. Existem alguns recursos que contribuem para a eficácia na emissão da mensagem, tais como:

  • emprego de figuras de linguagem como comparações, analogias, hipérboles e eufemismos;
  • uso do modo imperativo nos verbos;
  • referências ao mundo conhecido do público-alvo em uma tentativa de aproximar a linguagem ao destinatário da mensagem;
  • emprego de trocadilhos e jogos de palavras.


As campanhas institucionais de vacinação são exemplos de emprego da linguagem persuasiva.

 

Sendo assim, o que pode parecer uma mensagem simples como a do cartaz da vacinação, por detrás dela, existem diversos recursos que podem estar associados ao texto verbal (por exemplo, o verbo no imperativo que denota ordem) e não-verbal, (como o uso de cores e imagens chamativas).

 

Por hoje é só, sexta-feira tem mais postagem sobre o debate e seus elementos, até lá!


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