Língua Portuguesa— 9º anos B, C – Profa. Kerley
4º Bimestre – Semana de 19 a 23/10
Atividade 2
Olá, queridos alunos e alunas! 😊
Um gênero textual essencialmente
argumentativo – O debate
O debate como meio de discussão
Na postagem de 19/10 (segunda-feira), vocês conheceram o
gênero textual denominado debate. Dando continuação aos nossos trabalhos sobre esse
gênero tão importante para as interações sociais, trago para vocês mais
características que fazem parte dos debates.
Lembrem-se, o debate possui a característica de pertencer ao
campo da oralidade, assim como apresenta algumas outras particularidades que o
distinguem.
Veja, abaixo, suas principais características.
O debate é, por essência, argumentativo. Trata-se de um
gênero textual de natureza optativa, que se desenvolve por meio de práticas de
oralidade, tendo como premissa a discussão entre as partes, com base em
argumentos ou exposição de razões e posicionamentos.
Desse modo, ao expressar as suas opiniões durante uma
conversa, e expor argumentos para defender seu ponto de vista, você estará
praticando o gênero textual debate.
Veja que construir uma argumentação depende de se preparar
para debater as ideias. Isso significa que é necessário ter a compreensão do assunto, antes
de entrar em um debate sobre sua temática.
Outro fator muito importante sobre o debate regrado, é que como
os demais gêneros textuais, deve atender aos critérios linguísticos e
semânticos, mesmo que seja uma produção oral. E, como texto argumentativo oral,
nele prevalece o discurso persuasivo.
Vamos relembrar o que é o discurso persuasivo?
Discurso Persuasivo
Um discurso persuasivo é aquele no qual o orador consegue
convencer os ouvintes a aceitar determinado ponto de vista — ou, pelo menos, a
considerar os seus argumentos.
Não pense que a construção da linguagem persuasiva ocorre ao
acaso. Existem alguns recursos que contribuem para a eficácia na emissão da
mensagem, tais como:
- emprego de figuras de linguagem como comparações, analogias, hipérboles e eufemismos;
- uso do modo imperativo nos verbos;
- referências ao mundo conhecido do público-alvo em uma tentativa de aproximar a linguagem ao destinatário da mensagem;
- emprego de trocadilhos e jogos de palavras.
As campanhas institucionais de vacinação são exemplos de
emprego da linguagem persuasiva.
Sendo assim, o que pode parecer uma mensagem simples como a
do cartaz da vacinação, por detrás dela, existem diversos recursos que podem
estar associados ao texto verbal (por exemplo, o verbo no imperativo que denota
ordem) e não-verbal, (como o uso de cores e imagens chamativas).
Por hoje é só, sexta-feira tem mais postagem sobre o debate
e seus elementos, até lá!
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