Língua Portuguesa - 9º anos B, C - Profa. Kerley Semana de 26 a 30/10

4º Bimestre – Semana de 26 a 30/10

Atividade 1

Olá, queridos alunos e alunas! 😊

Tenha propriedade no assunto!

Nas nossas três aulas da semana de 19 a 23/10, foram propostas atividades para que vocês se apropriassem do tema “mudanças climáticas” e, a partir dele, extraíssem os sentidos das relações estabelecidas no texto, no caso do fato (mudanças climáticas), causa e consequência.

Agora, vamos trabalhar o planejamento para um debate, conforme nos propõe o material didático Aprender Sempre, na página 12. Relembrando um pouco para vocês, na semana passada vimos que o debate é essencialmente argumentativo.

Para consolidar os saberes sobre tal característica:

"O debate é um gênero textual de natureza opinativa, que se desenvolve por meio de práticas de oralidade, tendo como premissa a discussão entre as partes, com base em argumentos ou exposição de razões e posicionamentos.”

Assim, para se sair bem em um debate, é preciso ter argumentos fundamentados, capazes de sustentar a posição defendida.

Vamos ver o que significa argumento:

“De acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, argumento significa:

1. Raciocínio de que se tira consequência.

2. Objeção.

3. Razão, prova.

4. Exposição resumida.

5. [Cinema, Televisão] Texto com a ação, os diálogos e as indicações técnicas para uma obra cinematográfica ou televisual. “

Peço que assistam a um vídeo curtinho, que vai ajudar vocês a entenderem melhor ainda o que significa argumentar. Cliquem no link abaixo:

https://youtu.be/QmK5xVq9i2M

Agora, vejam porque precisamos saber argumentar, a fim de debater ideias com propriedade:

O que é argumentar?

Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.

Quem argumenta, como a própria palavra sugere, se vale de argumentos, que nada mais são que razões, verdades, fatos, virtudes e valores (éticos, estéticos, emocionais) tão amplamente reconhecidos que, justamente por isso, servem de alicerce para a tese defendida.

Assim como num jogo, quem argumenta faz suas “jogadas” para se sair vencedor: entre outras coisas, afirma, nega, contesta, explica, promete, profetiza, critica, dá exemplos, ironiza. E todas essas jogadas estão a serviço da criação de um clima favorável à adesão do público às posições defendidas. A cada “lance”, o argumentador se esforça para comprovar que está indo pelo caminho certo; caso contrário, perderá credibilidade e será vencido.


Viram só como argumentar depende de conhecer bem o assunto? Pois bem, hoje paramos por aqui, pessoal. Na quarta-feira, vamos continuar trabalhando a temática debate, esse gênero textual que faz parte do nosso dia a dia!


Comentários