4º Bimestre – Semana de 26 a 30/10
Atividade 1
Olá, queridos alunos e alunas! 😊
Tenha propriedade no assunto!
Nas nossas três aulas da semana de 19 a
23/10, foram propostas atividades para que vocês se apropriassem do tema “mudanças
climáticas” e, a partir dele, extraíssem os sentidos das relações estabelecidas
no texto, no caso do fato (mudanças climáticas), causa e consequência.
Agora, vamos trabalhar o planejamento para um debate,
conforme nos propõe o material didático Aprender Sempre, na página 12. Relembrando
um pouco para vocês, na semana passada vimos que o debate é essencialmente argumentativo.
Para consolidar os saberes sobre tal característica:
"O debate é um gênero textual de natureza opinativa, que se desenvolve por meio de práticas de oralidade, tendo como premissa a discussão entre as partes, com base em argumentos ou exposição de razões e posicionamentos.”
Assim, para se sair bem em um debate, é preciso ter argumentos
fundamentados, capazes de sustentar a posição defendida.
Vamos ver o que significa argumento:
“De acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa,
argumento significa:
1. Raciocínio de que se tira consequência.
2. Objeção.
3. Razão, prova.
4. Exposição resumida.
5. [Cinema, Televisão] Texto com a ação, os diálogos e as indicações técnicas para
uma obra cinematográfica ou televisual. “
Peço que assistam a um vídeo curtinho, que vai ajudar vocês
a entenderem melhor ainda o que significa argumentar. Cliquem no link abaixo:
Agora, vejam porque precisamos saber argumentar, a fim de debater
ideias com propriedade:
O que é argumentar?
Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra
oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um
ponto de vista particular a respeito de determinado fato.
Quem argumenta, como a própria palavra sugere, se vale de argumentos,
que nada mais são que razões, verdades, fatos, virtudes e valores (éticos,
estéticos, emocionais) tão amplamente reconhecidos que, justamente por isso,
servem de alicerce para a tese defendida.
Assim como num jogo, quem argumenta faz suas “jogadas” para
se sair vencedor: entre outras coisas, afirma, nega, contesta, explica,
promete, profetiza, critica, dá exemplos, ironiza. E todas essas jogadas estão
a serviço da criação de um clima favorável à adesão do público às posições
defendidas. A cada “lance”, o argumentador se esforça para comprovar que está
indo pelo caminho certo; caso contrário, perderá credibilidade e será vencido.
Viram só como argumentar depende de conhecer bem o assunto? Pois bem, hoje paramos por aqui, pessoal. Na quarta-feira, vamos continuar trabalhando a temática debate, esse gênero textual que faz parte do nosso dia a dia!
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