3º Bimestre – Semana de Estudos Intensivos (SEI)
13 a 16/10
Atividade II
Olá, queridos alunos e alunas! 😊
Nesta nossa interação, a proposta que trago para vocês é realizar
a leitura de um texto, para fazer a interpretação das ideias que nele são propostas.
Vamos lá, leia o texto com atenção!
O que o Brasil ganha com as mudanças climáticas
O Brasil precisa acordar. Diante do maior desafio já
enfrentado pela humanidade, a mudança climática global, o País tem à sua frente
uma janela de uma a duas décadas para despertar. Precisa intensificar programas
de adaptação que, ao mesmo tempo, aproveitem as oportunidades que o
enfrentamento das consequências desse grande problema oferece.
Evidências científicas mostram que, até meados de 2040, o
mundo deverá atingir a marca de 1,5 ºC, caso continuemos emitindo gases de
efeito estufa como ainda fazemos hoje. As pessoas perguntam: mas o que significa
para mim essa pequena variação de apenas 1 ºC? De fato, 1 ºC, ou mesmo 1,5, ou
até 3ºC podem significar muito pouco se considerarmos nossas preferências
pessoais.
Porém, uma variação na temperatura média mundial de 1,5 ºC
implica variações de temperatura, chuvas e vários eventos climáticos bem mais
amplos e intensos do que o significado pessoal de 1,5 ºC.
Os efeitos climáticos são, sobretudo, o que os
climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, mudanças no clima local
que provocam enchentes, secas, ondas de calor etc. A frequência desse tipo de
evento já vem aumentando em vários lugares do planeta. Em outras palavras,
teremos um maior número de noites quentes, maior frequência de tempestades,
maior probabilidade de ocorrência de eventos mais fortes como furacões e
tornados.
Tudo isso exacerba os riscos relacionados à saúde humana,
infraestrutura das cidades, agricultura e muitos outros setores da sociedade. A
Conferência das Partes (COP) 21, realizada em Paris em 2015, encomendou um
relatório especial ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)
da ONU.
Os governos querem saber o que fazer para evitar que o mundo
ultrapasse a marca de 1,5 ºC. O IPCC reuniu 91 pesquisadores de 40 países que
trabalharam durante dois anos com a contribuição de mais 133 pesquisadores de
todo o mundo. Os cientistas do IPCC examinaram mais de 6 mil publicações
científicas e responderam a mais de 42 mil comentários de cientistas e governos
dos 195 países da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estes números são importantes, pois salientam que as
conclusões a que chegamos nesses relatórios são fortemente embasadas na melhor
ciência que existe no mundo. Na sua imensa maioria, as publicações utilizadas
são de papers científicos editorados. Além disso, o IPCC proíbe fazer
prescrições políticas.
Em outras palavras, não podemos indicar caminhos para os
tomadores de decisão. As conclusões são colocadas como o estado de arte da
ciência naquele tópico e naquele momento; por isso, devem servir apenas como
guia para que o tomador de decisão escolha por onde ir com embasamento sólido.
Texto escrito por Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de
Biociências da USP e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Questões
Após a leitura e
compreensão do texto, responda às perguntas a seguir.
a. De acordo com o texto, defina o que é chamado de mudanças
climáticas.
b. De acordo com o texto, quais são as consequências das
mudanças climáticas na vida das pessoas?
c. E você, o que pensa sobre as
mudanças climáticas em relação às consequências delas para as nossas vidas?
Você acha que ainda é possível mudar o cenário atual?
ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR A ATIVIDADE
As questões,
respondidas no caderno ou editor de texto, devem ser enviadas para o meu
e-mail:
Para quem escolher
fazer a atividade no caderno, peço que envie a foto bem nítida.
Lembrem-se de
colocar nome, número e turma para identificar a atividade.
Fiquem à vontade
para me enviar por e-mail as dúvidas que surgirem.
Peço que não façam
cópia das respostas dos colegas, pois essa prática não vai agregar
conhecimentos a vocês.
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