4º Bimestre – Semana de 03 a 06/11
Parte 1- sequência didática composta por três atividades.
Olá, queridos alunos e alunas! 😊
Debates em foco!
O que nos faz seres ímpares é, entre outros fatores, nossa
autonomia em expressar sentimentos, em revelar nossa posição crítica frente à
realidade a qual estamos inseridos, o poder de tomar decisões em relação às
nossas escolhas e, sobretudo, o fato de expressarmos opiniões diante de um
determinado assunto.

Debater
significa revelar nossa visão de mundo
Debate X Briga
As
divergências e as discussões estão presentes em várias situações de nossa vida,
por exemplo: discutindo qual é o melhor time de futebol, o melhor cantor, se
determinada conduta de alguém foi correta ou não, sobre o certo e o errado,
etc. A divergência é a condição necessária para que um debate aconteça, mas se
houver desrespeito entre os participantes, agressões verbais e físicas, essa
interação deixa de ser debate e passa a ser briga.
Debater não é brigar!
Para um debate não virar briga, devemos adotar certas
posturas, de modo a garantir uma saudável troca de ideias. Veja, abaixo, as
boas práticas para o gênero debate:
- dar direito a todos os participantes de poderem expressar suas opiniões e argumentos;
- não interferir quando o(s) outro(s) participante(s) estiver(em) expondo suas opiniões e argumentos;
- respeitar os participantes, para não ofender com palavras ou gestos como: xingamento, zombaria, palavras de baixo calão, gestos obscenos, etc.
E por último, mas não menos importante, nenhum debate pode incluir
agressões, nem físicas, nem verbais.
Agora apresento a vocês um pensamento filosófico que vai ao
encontro dos saberes que temos construído sobre argumentar e debater. Leia-o, a
seguir!
“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você
disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”
(Voltaire)
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