4º Bimestre – Semana de 09 a 13/11
Atividade 2
(sequência didática com 3 atividades)
Olá, queridos alunos e alunas! 😊
Os textos dramáticos cumpriam uma função social, na
antiguidade clássica, não eram escritos exclusivamente para divertir o público.
Claro, todo texto é produzido com uma intencionalidade, então vamos conhecer mais
sobre os sentidos do texto dramático.
Boa leitura!
Características e função social das peças e do teatro nas épocas antigas
O gênero dramático nasceu no final do século VI a.C. na
Grécia antiga e alcançou esplendor máximo durante a democracia ateniense. Tinha
uma função social e cívica, e suas representações estavam associadas a
festividades religiosas. As obras que se conservaram atestam a profundidade do
pensamento grego sobre o ser humano.
A tragédia
O teatro grego tem como principal finalidade fazer o
espectador refletir sobre os problemas que afligem o ser humano, de tal maneira
que a representação da obra sirva de ensinamento. O espectador, ao ver os
trágicos acontecimentos que recaem sobre as personagens, vive um sentimento
chamado de “catarse” (termo criado por Aristóteles), que o purifica,
tranquiliza suas paixões negativas e o torna melhor como pessoa e cidadão. Com ele,
o teatro grego não é só uma diversão ou entretenimento, mas cumpre uma
função de educação social.
A comédia
A comédia é muito diferente da tragédia. Os temas não são
elevados, nem as personagens são heróis, reis ou deuses. A intenção é divertir
e criticar certos aspectos da sociedade contemporânea, às vezes bastante
importantes: os militares, os políticos, a justiça…
A comédia não se inspira apenas em um episódio mitológico,
mas também em aventuras fantásticas protagonizadas por um herói esperto.
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Teatro Grego |
Pessoal, espero que tenham gostado de conhecer mais sobre o gênero teatral (dramático). Sexta-feira vamos realizar uma atividade sobre a temática — valendo nota —, não percam!
Mantenham o foco, a força e a fé. 💗 Até mais!
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