Língua Portuguesa - 9º anos B, C - Profa. Kerley Semana de 09 a 13/11

 

4º Bimestre – Semana de 09 a 13/11

Atividade 2

(sequência didática com 3 atividades)

Olá, queridos alunos e alunas! 😊

Os textos dramáticos cumpriam uma função social, na antiguidade clássica, não eram escritos exclusivamente para divertir o público. Claro, todo texto é produzido com uma intencionalidade, então vamos conhecer mais sobre os sentidos do texto dramático.

Boa leitura!

Características e função social das peças e do teatro nas épocas antigas

O gênero dramático nasceu no final do século VI a.C. na Grécia antiga e alcançou esplendor máximo durante a democracia ateniense. Tinha uma função social e cívica, e suas representações estavam associadas a festividades religiosas. As obras que se conservaram atestam a profundidade do pensamento grego sobre o ser humano.

A tragédia

O teatro grego tem como principal finalidade fazer o espectador refletir sobre os problemas que afligem o ser humano, de tal maneira que a representação da obra sirva de ensinamento. O espectador, ao ver os trágicos acontecimentos que recaem sobre as personagens, vive um sentimento chamado de “catarse” (termo criado por Aristóteles), que o purifica, tranquiliza suas paixões negativas e o torna melhor como pessoa e cidadão. Com ele, o teatro grego não é só uma diversão ou entretenimento, mas cumpre uma função de educação social.

A comédia

A comédia é muito diferente da tragédia. Os temas não são elevados, nem as personagens são heróis, reis ou deuses. A intenção é divertir e criticar certos aspectos da sociedade contemporânea, às vezes bastante importantes: os militares, os políticos, a justiça…

A comédia não se inspira apenas em um episódio mitológico, mas também em aventuras fantásticas protagonizadas por um herói esperto.

Teatro Grego

Pessoal, espero que tenham gostado de conhecer mais sobre o gênero teatral (dramático). Sexta-feira vamos realizar uma atividade sobre a temática — valendo nota —, não percam! 

Mantenham o foco, a força e a fé. 💗 Até mais!


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