4º Bimestre – Semana de 03 a 06/11
Parte 3 de sequência didática
Olá, queridos alunos e alunas! 😊
Os tipos de debate que aprendemos
Chegamos à terceira parte da nossa atividade semanal, então
vamos começar por relembrar o que vimos até aqui sobre os tipos de debate.
Regrado
Pontos de vista divergentes sobre temas polêmicos.
Pergunta de controvérsia
Sai um vencedor
Deliberativo
Diversos pontos de vista são apresentados para
reflexão.
Tema polêmico, refutação de ideias.
Chega-se a um consenso.
Assembleias são debates deliberativos.
![]() |
Debates políticos são regrados. |
Divergente
1. Que diverge.
2. Que não concorda; em que há divergência (ex.: opiniões
divergentes).
Polêmica
1. Debate oral.
2. Discussão na imprensa.
3. Controvérsia.
4. Disputa amigável, mas acalorada.
Refutação
1. Discurso com o qual se prova a não razão de outro.
2. Discurso com que se responde a objeções.
Consenso
1. Conformidade de juízos, opiniões ou sentimentos,
relativamente a algo ou a alguém, por parte da maioria ou da totalidade dos
membros de um conjunto de indivíduos
2. Acordo, concordância, consentimento, unanimidade.
3. Opinião ou posição majoritária de um grupo ou de uma
comunidade (ex.: é consenso quase geral que a principal medida para
transformação da sociedade é a educação).
Atividade
Considerando tudo o que você viu até agora sobre debate
formal e debate deliberativo, relembre o texto postado em 28/10, sobre “Mudanças
Climáticas”. Reflita também a respeito das notícias que ouve e lê sobre o tema
do meio ambiente. A partir dessas considerações, responda:
1. Qual é o debate que mais se encaixa com o tema das
mudanças climáticas?
a. Debate regrado, pois essa é uma questão que apresenta
controvérsia.
b. Debate deliberativo, pois devemos pensar juntos no
problema e chegar a um consenso.
2. Escreva sobre a sua escolha do tipo de debate que mais se encaixa com a temática do aquecimento global (use argumentos para explicar a sua escolha).
Orientações para realização da atividade
A questão e a escrita argumentativa,
realizadas no caderno ou editor de texto, devem ser enviadas para o meu
e-mail:
furquimkerley@gmail.com
Para quem escolher
fazer a atividade no caderno, peço que me envie a foto bem nítida.
Lembre-se de colocar
nome, número e turma para identificar a atividade.
Fique à vontade para
me enviar por e-mail as dúvidas que surgirem.
Peço que não faça
cópia das respostas dos colegas, pois essa prática não vai agregar
conhecimentos a você.
Por esta semana é só, pessoal. Até a próxima, conto com a
participação de todos e todas vocês!
Comentários
Postar um comentário