Língua Portuguesa - 9º anos B, C - Profa. Kerley Semana de 03 a 06/11

 

4º Bimestre – Semana de 03 a 06/11

Parte 3 de sequência didática

Olá, queridos alunos e alunas! 😊

Os tipos de debate que aprendemos

Chegamos à terceira parte da nossa atividade semanal, então vamos começar por relembrar o que vimos até aqui sobre os tipos de debate.

Regrado                         

Pontos de vista divergentes sobre temas polêmicos.          

Pergunta de controvérsia                                                            

Sai um vencedor

Deliberativo

Diversos pontos de vista são apresentados para reflexão. 

Tema polêmico, refutação de ideias.

Chega-se a um consenso.


Assembleias são debates deliberativos.



Debates políticos são regrados.
                

 Agora que você viu as principais diferenças entre debate regrado e debate deliberativo, vamos construir saberes sobre algumas das palavras que significam esses aspectos.

Divergente

1. Que diverge.

2. Que não concorda; em que há divergência (ex.: opiniões divergentes).

Polêmica

1. Debate oral.

2. Discussão na imprensa.

3. Controvérsia.

4. Disputa amigável, mas acalorada.

Refutação

1. Discurso com o qual se prova a não razão de outro.

2. Discurso com que se responde a objeções.

Consenso

1. Conformidade de juízos, opiniões ou sentimentos, relativamente a algo ou a alguém, por parte da maioria ou da totalidade dos membros de um conjunto de indivíduos

2. Acordo, concordância, consentimento, unanimidade.

3. Opinião ou posição majoritária de um grupo ou de uma comunidade (ex.: é consenso quase geral que a principal medida para transformação da sociedade é a educação).

 Atividade

Considerando tudo o que você viu até agora sobre debate formal e debate deliberativo, relembre o texto postado em 28/10, sobre “Mudanças Climáticas”. Reflita também a respeito das notícias que ouve e lê sobre o tema do meio ambiente. A partir dessas considerações, responda:

1. Qual é o debate que mais se encaixa com o tema das mudanças climáticas?

a. Debate regrado, pois essa é uma questão que apresenta controvérsia.

b. Debate deliberativo, pois devemos pensar juntos no problema e chegar a um consenso.

2. Escreva sobre a sua escolha do tipo de debate que mais se encaixa com a temática do aquecimento global (use argumentos para explicar a sua escolha).

Orientações para realização da atividade

A questão e a escrita argumentativa, realizadas no caderno ou editor de texto, devem ser enviadas para o meu e-mail:

furquimkerley@gmail.com

Para quem escolher fazer a atividade no caderno, peço que me envie a foto bem nítida.

Lembre-se de colocar nome, número e turma para identificar a atividade.

Fique à vontade para me enviar por e-mail as dúvidas que surgirem.

Peço que não faça cópia das respostas dos colegas, pois essa prática não vai agregar conhecimentos a você.

Por esta semana é só, pessoal. Até a próxima, conto com a participação de todos e todas vocês!

 

Comentários