Profª Nadeje Maria - História - 9ºABC - 09/11 a 13/11 - Imigração e Terrorismo

 Bom dia queridos alunos e alunas!!!

Estamos de volta ara mais uma semana de atividades escolares. 

Falta pouco para as férias não desanimem. FIQUE FIRME. NÃO DESISTA. #TAMOJUNTO

Tenho um recadinho importante para você. Entre os dias 13/11  a  23/11 será aplicada a AAP. ( Avaliação de Português e Matemática)

O link estará disponível em todos as plataformas digitais do Zenaíde para você acessar e responder as questões.

_____________________________________________________________________________________ 

Essa semana iremos analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.

VOCÊ SABE O QUE É TERRORISMO? E SUA FUNÇÃO?

Se você respondeu não para as duas perguntas acima, não se preocupe. Hoje vamos compreender o que é terrorismo e os diversos tipos de terrorismo que existem.

Além de seu fortalecimento com o advento das novas tecnologias.

 

1º) Vamos assistir o trecho do vídeo abaixo que demonstra como a tecnologia pode salvar vidas, mas também pode causar muitas mortes se manipulada por grupos mal intencionados e fanáticos políticos ou religiosos.

https://youtu.be/Cj_UPKztTnc


É muito impressionante como a tecnologia pode facilitar nosso dia a dia. A rede mundial de computadores pode fornecer uma secretária digital para lembrar dos seus compromissos, contar uma piada, localizar pessoas, saber o local por onde você passou todos os dias da semana. É também uma guardadora de memórias. Tudo que você faz na rede fica guardado, para sempre.

E isso para os grupos terroristas é muito bom. Esses criminosos digitais conseguem saber mais sobre sua vida do que você. Podem localizar pessoas, roubar bilhões sem dar um único disparo, vigiar autoridades e atentar contra suas vidas.

2º) Leia o trecho abaixo sobre como esses atos terroristas foram classificados.



“No início do século XXI, principalmente após os ataques terroristas aos EUA, no ano de 2001, estudiosos classificaram o terrorismo em quatro formas:



Terrorismo revolucionário: surgiu no século XX e seus praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, trotskistas e leninistas);



Terrorismo nacionalista: fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do grupo terrorista separatista ETA na Espanha (o povo Basco não se identifica como espanhol, mas ocupa o território espanhol e é submetido ao governo da Espanha);



Terrorismo de Estado: é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile. A segunda forma constituiu-se como a luta contra a população estrangeira (xenofobia);



Terrorismo de organizações criminosas: que são atos de violência praticados por fins econômicos e religiosos, como nos casos da máfia italiana, do Cartel de Medellín, da Al-Qaeda etc.” 

                                     https://brasilescola.uol.com.br/historia/terrorismo.htm


Temos também outro tipo de terrorismo: o Narcoterrorismo.

O termo foi cunhado pelo ex-presidente do Peru , em 1983, Fernando Belaúnde. Em seu contexto original, narcoterrorismo é entendido como as tentativas dos traficantes de drogas de influenciar as políticas de um governo ou de uma sociedade através da violência e da intimidação, e para dificultar a aplicação das leis antidrogas pela ameaça sistemática ou uso de tal violência. A violência de Pablo Escobar em suas relações com o governo colombiano é, provavelmente, um dos exemplos mais conhecidos e melhor documentados de narcoterrorismo.

3º) Observe a imagem abaixo

ATENTADO TERRORISTA AS “TORRES GÊMEAS” EM 2001 – EUA – MAIS DE 3.000 MORTOS



Atentado terrorista nos EUA - 2001

O ataque foi planejado e aplicado pelo grupo terrorista islâmico “ Al-qaeda”, em retaliação aos Estados Unidos por sua influência e ingerência em países árabes. Com toda a tecnologia, super avançada, os EUA não conseguiram detectar e impedir o ataque do grupo terrorista.

Depois disso, o mundo nunca mais foi o mesmo. Os EUA entraram em histeria coletiva contra imigrantes árabes. Todos que, supostamente, fossem , de alguma forma pertencente a essa etnia viraram alvos. Ter nome árabe virou problema dentro dos EUA.

País ficou mais rígido ainda em relação a imigração. Não somente de árabes, é verdade.

Muito países temem receber imigrantes, pois muitos terroristas usam esse método para penetrar no país e provocar atentados. Muitos são a própria bomba. Os chamados homens-bombas.


4º) Leia o trecho da entrevista abaixo.

Porque jovens se transformam em homens bombas ou terroristas? Qual é a sua motivação?

 Para o psicólogo israelense Ariel Merari a motivação não é religiosa.

 “Se não lutam por vingança nem por virgens no paraíso, o que, então, os homens-bomba querem? Para Merari, a maioria deles busca realizar um grande ato que possa compensar a falta de habilidade social. Os testes conduzidos pelo psicólogo mostraram que 60% dos terroristas suicidas tinham transtornos de personalidade dependente ou esquiva. É o perfil de quem tem pouca autoconfiança, timidez exagerada, dificuldade em tomar decisões, hipersensibilidade a culpa, necessidade extrema de aprovação dos outros, medo de rejeição e de expressar desacordo, e disposição a realizar tarefas só para agradar os demais.”

 Leia mais em: https://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/nem-religiao-nem-virgens-nem-vinganca/


SE PREFERIR PODE ASSISTIR A AULA COM ESSE LINK Terrorismo, Imigração e Tecnologia

ORIENTAÇÕES:

Procurem seguir  as orientações de estudo do material postado.

- Estudem o material cuidadosamente.

- Assistam o vídeo com atenção.

- Leiam o trecho do artigo de jornal

- Reflitam sobre os jovens que se envolvem com essas organizações criminosas.

- Reflitam sobre as motivações políticas e ideológicas que incentivam a participação nesses atos terroristas.

- Reflitam sobre o excesso de exposição nas mídias digitais e que tornam as pessoas alvos fáceis.


SUGESTÃO DE FILME E LIVRO PARA SABER MAIS:

Black List - Série mostra como a tecnologia age a favor de grupos terroristas e o crime organizado - Netflix.

Sapiens - Yuval Noah Harari - livro procura mostrar como os humanos poderão ser hackeados em um futuro próximo. 




 

 


 

Comentários

  1. Bom dia pessoal. Logo mais nossa live às 9H.
    Acesse com seu email institucional.
    https://meet.google.com/lookup/hkbtn7fyat?authuser=1&hs=179

    ResponderExcluir
  2. Pessoal continuem a fazer as atividades do 4º bimestre dentro dos prazos.
    Logo postarei os trabalhos de COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA do 1º/2º/3º bimestre para quem não fez nada.
    NÃO DESISTA. FIQUEM FIRMES. ESTÁ ACABANDO

    ResponderExcluir

Postar um comentário